Monday, December 20, 2010

7 dias #4

Nova semana, novo desafio.
Aceitei sugestões, e depois de vários bitaites - alguns mais maquiavélicos que outros, sendo que houve quem me sugerisse passar 7 dias sem defecar - finalmente me decidi.

Que semana é esta?
Que evento social e mundial ocorre este mês, esta semana, na próxima sexta-feira?
O Natal. Época de família, de amigos, de solidariedade, de enfardar doces...
... e de dar e receber.

Fazia sentido, já que me ando a martirizar há três semanas sem aparente razão, continuar essa demanda de auto-flagelação infundada por puro gozo. E neste binómio - dar/receber - o que custa mais evitar na altura do natal?

Não. Deixar de Dar não custa nada.
Evitar "Dar" é fácil demais. Há demasiadas pessoas que não dão.
Vemo-las na televisão, na rua, em nossa casa, em comícios políticos e, às vezes, à nossa frente dentro bares, negando-nos uma aproximação. Dar é um gesto que é socialmente aceite quando acontece mas que é ignorado quando não aparece. Dar é apelidado como um gesto bondoso mas ignorado como a prova de inércia que pode ser quando não existe. Dar não tem lado lunar.

Receber, por sua vez, é muito mais fácil. É bom.
Não obriga a qualquer acção portanto é muito mais fácil de praticar.  Receber, por si, já admite inércia e pasmaceira. Falta de movimento. "Receber" podemos fazê-lo a qualquer altura, em qualquer lugar, sem o merecermos ou nos mexermos. Por isso, é muito mais difícil de se negar.
Assim sendo, decidi que nesta semana de Natal, não posso aceitar nada.

Eu explico.
Qualquer frase dirigida a mim que comece com os verbos "queres?", "desejas?", "almejas?" ou "gostavas de...?" ou "toma!" serão recebidas com um não. Não me pode ser oferecido nada. Tenho de negar toda e qualquer oferenda.
Os mais lerdos deveram estar a pensar: pronto, este otário não vai receber prendas de Natal.
Os mais astutos deveram estar a pensar: sacana, mas há maneiras de dar a volta a isso.

Há pois.
Mas a verdade é que durante os próximos 7 dias não posso aceitar nada que me seja dado, sugerido ou oferecido.

Vai dar trabalho.
Mas vou ter prendas este Natal.

No comments: