Thursday, August 26, 2010

Picado vs "Aprendiz de Feiticeiro"


“O Aprendiz De Feiticeiro” – …o Harry Potter das Novas Oportunidades

CONTRA PICADO/GF – Peguem no Harry Potter. Agora tirem-lhe o chapéu, a virgindade e os fãs e juntem-lhe um actor decadente com uma peruca. Resultado: chegamos a’”O Aprendiz De Feiticeiro”. Agora vejam bem a história: num mundo em que a magia existe, um feiticeiro velho precisa da ajuda de um miúdo para combater o seu aqui-inimigo. Ou seja, trocado por miúdos: num local onde as drogas são fortes, um idoso com tendências pedófilas arranja companhia de uma criança fazendo inveja ao seu melhor amigo. “O Aprendiz De Feiticeiro” é a nova criação da Disney, que deixou definitivamente de fazer filmes para crianças, preferindo agora agradar aos americanos que se irritam do Harry Potter ser Inglês. No entanto, há alguma coerência no filme. Sendo sobre magia percebe-se porque há actores mas apenas se tem a ilusão de personagens; porque há guião mas apenas se tem uma vaga ilusão de história; e porque há efeitos especiais mas apenas se fica com uma ligeira dor de cabeça.
É que o único verdadeiro truque de magia do filme é feito pelo Nicholas Cage, que sem ninguém estar à espera, conseguiu fazer-se aparecer como actor neste filme. Aliás, enquanto há mágicos que atravessam paredes ou fazem desaparecer boeing’s 747, é Nicholas Cage que nos consegue surpreender a cada projecto em que consegue entrar. Mas o pior nem é a escolha dos actores, é a recriação da cena de limpeza do clássico “Fantasia”. É que uma coisa é fazer-se cocó novo, outra coisa é fazer-se cocó novo e culpar-se comida velha. Mas pronto, se querem mesmo ver o filme, nada vos impede. Aliás, se forem até têm direito a um pequeno truque personalizado. Em duas horas, o filme consegue fazer-vos desaparecer 5 euros.

Esta semana, no que toca a indicar-vos bom cinema, escolhi a obra “Le temps est une belle chose, car il ne semble pas, commence à courir”, de Cedric Courir. Um belo documentário de 30 segundos onde o autor, numa clara e poética declaração de amor à passagem do tempo, concentra 172 horas de imagens de uma paisagem do interior francês em 27 segundos de filme. Um filme para ser visto e revisto em câmara lenta."

As seen on O Indesmentível.

No comments: