Friday, December 04, 2009

"Primeira Fronteira"

No final de Maio um amigo descobriu que eu estava desempregado e perguntou-me: "Queres fazer um trabalho de montagem?".

Aceitei. Não era a minha especialidade, mas eu tinha os conhecimentos, a vontade e, vá lá, o tempo. Ainda bem que o fiz. Semanas depois estava fechado numa sala escura, com um Mac topo de gama nas mãos, a fazer a re-edição de um documentário que apresentava alguns problemas. Conheci o realizador, que me deu uma lição em cinema, documentário e em Final Cut e ajudei-o, com bom senso, ideias e possibilidades, a melhorar o seu documentário.

Durante um mês, assim foi. Horas em frente a um pc, a cortar, colar, puxar, alongar, acertar e a matutar. O trabalho de edição é perfeito para pessoas pragmáticas e realistas, com gosto pelas emoções. Ainda para mais num documentário, que tem esqueleto mas não tão rígido como o de um filme de ficção. Aparecem horas de imagens nas "bins" e esfregando as mãos, vamos experimentando e brincando com as imagens. É longo, cansativo e doloroso, mas uma experiência bastante divertida e construtiva.

Sou um homem de palavras, de histórias, não tanto de imagens, e a relação de trabalho e compreensão que desenvolvi com o realizador, permitiram que o meu gosto pela "narrativa" completassem as imagens que ele tinha imaginado e captado.

O produto final está um belo documentário.
Chama-se "Primeira Fronteira" e hoje é a ante-estreia. De canapés na mão, vou ver o meu maior trabalho de montagem até hoje, projectado a uma audiência.

É amanhã que estreia na televisão, e é amanhã que entram vocês.
Pelas 21h, na RTP 2, não percam um filme que explora as intenções, desejos e vontades de três portugueses que foram trabalhar para Espanha. Com re-edição minha.

gui

No comments: