Wednesday, June 24, 2009

Google Whack Adventure


Já vi stand up, já vi monólogos teatrais e já vi pessoas a contarem histórias da sua vida mas nunca tinha visto nada assim. Original, vibrante, hipnotizante, carismático e dramático. Dave Gorman é puro, absoluto e genial contador de histórias.

Comunicação não é mais que passar uma mensagem. Se querem contar uma história, é provável que existam milhares de maneiras de contarem essa mesma história. Dave Gorman, por ser o fantástico comunicador que é, sabe fazer o ouvinte esperar, rir, chocar-se ou irritar-se. E está tudo nas palavras. Desde a sua ordem até à musicalidade que tem no tom de voz. Não só na interpretação e no gongorismo das palavras que junta nas frases, mas nas palavras em si mesmas. Aposto que, qual Vivaldi de pena e pauta musical em riste, Dave Gorman passou várias horas a escolher minuciosamente cada termo, verbo ou conceito para que soassem melhor. E isto, meus amigos, é arte. É carinho. É dedicação. Tudo misturado num espectáculo ao vivo que se torna um hino à comunicação entre seres humanos.

Devo confessar que o que mais me fascinou foi a narrativa de todo o espectáculo. Desde o início, ao objectivo, passando pelos vilões e pelos mentores. Dave Gorman é um exímio contador de histórias que sabe gerir expectativas, problemas, vontades e desejos ao longo de um princípio, um meio e um fim tão fundidos e mascarados que só nos apercebemos que estamos num espectáculo quando nos atira com o final da história á cara. Com força, o sacana.

É humor de altíssima qualidade. Subtil, intimista e camuflado que usa as imagens na altura certa, da forma certa e na quantidade certa. No fundo, é quase só uma conversa agradável, interessante e apaixonante, que faz duas horas passarem em três minutos. Humor esse sobre amor, viagens, amizade, crescimento, creacionismo, bebedeiras, velhice, brincadeiras de criança e a entrada na idade adulta. Uma “Comming of age tale” contada como deve de ser. Façam um favor a vocês mesmo. Vejam isto.

“If you’re trying, halfway is just another word for failure”.
- Dave Gorman

No comments: