Tuesday, April 21, 2009

Desempregado v2

Parece que estou desempregado outra vez.

Depois de três meses a trabalhar à "experiência" numa produtora, a ganhar o ordenado mínimo, teve de se discutir a minha continuidade no local.

Propuseram-me 500 euros por mês. 500. Eu pagava 60 euros por mês para ir e vir do Carregado (A 30km de lisboa. Se não conhecem é um sítio encantador, merece ser visitado nem que seja pelo Intermarché...) e estou a acumular dívidas à Segurança Social porque, por totalmente fora do comum que seja, estava a recibos verdes... Dos 500 euros ganharia limpos 290.

500 euros para trabalhar das 9h as 20h (sim, estou a acumular as viagens), com meia hora de almoço e a passar o dia todo ao computador a legendar pornografia... disse-lhes que só ficava lá por 750 euros de mínimo ou ia para casa tocar-me. Eles disseram: "Então, boa sorte e não abuses que dá cegueira...".

Valeu a pena passar por lá. Aquelas pessoas ensinaram-me várias coisas, algumas que nem se aperceberam que o fizeram. Aprendi a mexer em programas de edição e pós-produção de vídeo, vi uma produtora por dentro, sei do que se queixam e o que fazem para ganhar dinheiro, vi como pensa uma cabeça que manda e vi como sofre uma cabeça que é explorada. "Valeu, caras", mas não é aí que vou passar os meus dias...

And so... estou em casa, sem emprego, a ver televisão. Objectivos de vida? Arranjar um part-time, em que provavelmente ganho a fazer meio dia os 500 que eles me propuseram a dia inteiro, e passar o resto do meu tempo a escrever. Os projectos abundam apesar de a custo zero e obrigam-me a escrever todos os dias. Crónicas, contos, notícias, posts, twitts e quiz's do Facebook... sim, tenho muita coisa para fazer.

Vão ter-me mais por aqui, a descrever o que é não fazer nada, o que é procurar alguma coisa para fazer e ainda o que é ver televisão e ler como se de um reformado eu me tratasse. Assim, pergunto:

- Alguém precisa de um argumentista/humorista que até sabe fazer umas massagens jeitosas?

gui

5 comments:

Raquel said...

Daqui a uns 2 meses eu junto-me ao teu grupo ;)

EL said...

Neste momento, apetece-me despedir-me, acho que é melhor estar desempregado do que a fazer-se algo que não se gosta. Estou farta da enfermagem, para além disso ganho mal (tendo em conta os horrores que tenho de fazer!) e a pensar seriamente em ir para uma loja de roupa, ao menos progride-se na carreira... Hehe.

Gui said...

Eu sou adepto disso. Acordar todos os dias para se fazer algo que não se gosta é meio caminho andando para se ser infeliz...

E semi-citando Sócrates na entrevista de ontem: "Tenho muito pouco feitio para ser infeliz..." :P

gui

pina-me said...

No dia em que soubeste que ias para o desemprego eu recebi o convite da minha sociedade preferida... já viste como é divina a comédia e a ironia?! Mas só entro em setembro, por isso até lá também vou ter muito tempo para me tocar, ver tv, tocar-me mais um pouco, ir à praia, noites, poker, mais uma sessão de tocanço, etc. Viva o desemprego!!! Para a semana saio do call center e começo essa vidinha.
Olha, call center... lá está uma opção de part-time para ti. O sítio onde eu estou não é terrível... aquele trabalho é merdoso mas ao menos não são vendas, não pagam mal, e o ambiente é altamente! Se precisares avisa.

Fátima said...

Fizeste bem! Para quê trabalhar para aquecer? A verdade é que há part-times muito melhor pagos que os full times que oferecem aos pobre dos licenciados.É tão injusto. Estudamos pra caraças e depois temos de implorar pelo ordenado mínimo...