Thursday, August 21, 2008

Para (os) Olímpicos

Até o dia ajudou. Sem sol, toda a gente ficou de unhas na boca a vê-lo saltar.

Nelson Évora é campeão Olímpico de Triplo Salto e não me parece que eu vá alguma vez esquecer o último salto dele, já depois de saber que era campeão, em que correu a chorar. Parabéns.

Nunca uns Olímpicos deram tanto que falar aos Portugueses, mas como tudo neste nosso país, são tempestades em copos de água. Dois atletas lançaram o pânico e pontos foram acrescentados aos contos, até que explodiram demisões. Respirem fundo, amigos.

Marco Fortes foi bastante infeliz e disse disparates gigantescos depois de ter sido eliminado. Armou-se em engraçadinho e esqueceu-se de onde estava. Armou-se em Mário Lino a falar da margem sul. A resposta que todos lhe queriamos dar, deu-a a Vanessa Fernandes. "Amiguinho, convém que leves isto asério, nem que seja pelo dinheiro que custa estares aqui". Não só a Vanessa leva a prata no Triatlo como naquela outra modalidade Olímpica que é "puxar orelhas a colegas atletas armados em parvos", vulgo "bom senso".

Naide Gomes teve o pior dia da vida dela. Quer dizer, suponho. Não acompanhei a vida dela como acompanhei os saltos. É possivel ter tido dias piores. Daqueles em que só nos apetece insultar a mesa em que demos aquele pontapé com último dedo do pé direito.

Mas a maneira como tudo isto espirou em redor da destruição, do fim da humanidade e do APOCALIPSE... foi estúpida. Portugal esteve muito bem nos jogos Olímpicos. Ainda hoje, na marcha, mais duas atletas portugueses fizeram excelentes resultados. Como diria uma amiga minha, "acalmem a passarinha". Um bom resultado não é um primeiro lugar, não é uma medalha. Aprecio como ninguém a competitividade, mas com consciência do valor de um resultado.

Não prometessem medalhas. Não prometessem resultados que não sabiam se iam conseguir. O desporto não se constroi de certezas. (Afirmação que perde o efeito quando o senhor Phelps está ao vosso lado...) Constroi-se com trabalho, dedicação, suor, mais trabalho e um niquinho minímo de sorte. Se temos bons atletas, ponham-se ao lado deles e dêem-lhes o vosso apoio.

Com que cara é que uma nação que não se levanta do sofá censura a Naide Gomes? Como é que, sendo 10 milhões onde apenas 10% pratica qualquer tipo de exercício físico, podemos censurar atletas olímpicos? Ou sequer a nossa selecção nacional de futebol?

Isto não é o euro-milhões, compatriotas. É desporto!

Parabéns à nossa equipa Olímpica.

hug,
gui

1 comment:

Carl said...

Sim sr! Por acaso, ainda hoje tive uma conversa de jantar sobre isto mesmo; nem eu poderia estar mais de acordo com o texto.

Abraço!
Xarles