Thursday, July 17, 2008

"Não se dão tiros! É ilegal!!"

Não se assustem já. A crónica desta semana não é sobre testículos. Quero fazer as pazes com vocês.

E para o fazer dou-vos pequenos segredos do mundo do cinema no meio da crónica de hoje. Olhem aqui:

"Como já devo ter dito aqui em textos anteriores, sou estudante de cinema. Na verdade já não sou “estudante” porque me licenciei há pouco tempo. Desculpem, não se diz “licenciado em cinema”. Diz-se “rapaz que corta o bilhete ao meio e diz para que lado fica a sala do vosso filme”. Mas como no meu passado mais presente estiveram várias curtas-metragens e alguns orçamentos de produção, quero falar-vos de quanto custa fazer um “disparo” num filme. Para terem uma pequena noção, falei com várias empresas de efeitos especiais portuguesas e em média um tiro em cinema (sem impacto, o que quer dizer que não há nem pontaria, nem saquetas de sangue a explodirem para ninguém) custa à volta de 180 euros. Como existem vários takes por plano, o orçamento de três tiros sem nenhum impacto ficou por 600 euros, sem descontos. Para que é que isto interessa? Porque se eu soubesse disto mais cedo não teria ido a empresas de efeitos especiais para filmar disparos. Tinha ido ao Bairro da Fonte filmar a curta."

Como vêem o Bairro da Fonte até tem coisas boas para além do "desperador" automático e recarregável em segundos que vos parte a janela da cada de banho de manhã para vos acordar.

É desta bela localidade que vos falo esta semana na crónica. Deixo inclusivé um pequeno ditado popular remasterizado para a ocasião: "Tantas vezes o cântaro vai ao bairro da fonte que acaba por comprar uma semi automática antes de se partir." Que piada tão evitável...

Divirtam-se com a crónica aqui.

Para lerem à mesma mas não se divertirem assim tanto é aqui.

"Obrigadinhos". =)

hug
gui

2 comments:

JPinto said...

Sim Sr. muito bom. Eu sou licenciado em Multimédia e tive umas quantas cadeiras da tua área, edição de vídeo, estética do audiovisual e por aí fora... se precisares de alguma coisa da minha área avisa. Desde que não seja para levar uns quantos tiros no Bairro da Fonte... hehehe

Abraço

Gui said...

lool sim, de facto filmar para aqueles lado e mais "snuff" que outra coisa... lol

E espelho a tua disponibilidade... se alguma vez precisares de um argumentista/pseudo-humorista/palhaço, é só passares por aqui... =)

Mi casa es su casa!

hug,
gui