Sunday, April 27, 2008

Tochas

Acabei de chegar do espectaculo do Pedro Tochas, "Já tenho idade para ter juizo".

(Sim, são mesmo 3.30h da manhã e só cheguei agora. Quem conhece Tochas sabe que um improviso ali, outro aqui, e lá vão 3 horas de espectáculo...)



É o terceiro espectáculo que vejo dele (depois do "Lado B" e do "Maiores de 18") e tenho de dizer que continua excelente como nunca. O seu humor faz lembrar bastante Eddie Izzard, com observação e non sense à mistura, mas o Tochas acaba por ser sempre algo original. Energético, alegre é um excelente contador de histórias e umas 3 horas muito bem passadas.

A dado momento no espectaculo de hoje uma senhora sentiu-se mal e teve de sair. A sala gelou, o Tochas podia ter perdido completamente a noite ali. Improvisou, brincou, saiu da sala a correr para falar cm a senhora (deixando a sala toda apenas a ouvir o que dizia no microfone), gozou com o namorado. Ir ver Tochas é um marco.

Não me canso de lhe fazer publicidade porque ele mais que a merece.

Stand Up Comedy do melhor em Portugal feito de maneira profissional, excelente, eximiamente bem executado e estupidamente intimista.

Um dos meus preferidos. Um dos meus idolos.
Mesmo com esta cara...



Esqueçam a minha agenda e vão mas é ver quem sabe o que faz...

hug,
gui

2 comments:

Woody said...

O Tochas é mesmo o maior! E é de admirar a sua gestão de carreira. Já deve ter tido imensas oportunidades para se tornar mais mainstream mas opta por evitá-las o que o vai consolidando como um dos maiores fenómenos de culto do nosso país. A sua genialidade, em que 99% das pessoas que assistem aos seus espectáculos transmitem o quão fascinadas ficaram a todo o seu círculo de conhecidos (quem nunca viu o tochas tem sempre um amigo que viu e ficou fascinado... é esta a reputação dele...) e uma ou duas aparições ao grande público (sempre originais e muito bem calculadas...) deram-lhe um estatuto inigualável que lhe permite fazer aquilo que gosta sem qualquer restrição: fazer rir por esse mundo fora. É um fenómeno!
Já tive oportunidade de o conhecer e fiquei fascinado com a sua humildade, o seu talento, o seu sentido de humor (nunca conheci ninguém com um sentido de humor tão apurado e espontâneo... e só estive com ele algumas horas...), a sua criatividade...

Gui said...

Ele é verdadeiramente espectacular...

... sabe muito e muito bem da técnica e tem um talento espectacular e espontaneo como disseste.

Quando o comparei a Eddie Izzard não foi à toa, porque o Tochas tem uma postura e uma gestão de carreira em muito igual à dele. Só não digo que tem a mesma postura porque o Izzard é travesti... lol

Mas, escolhas de roupa à parte, não posso deixar de os comparar! E comparar um portugues, que so faz 5 espectaculos de cada vez de um novo texto, com o, na minha opinião, melhor stand up comedian do mundo...

...parece-me um elogio!

sou fã!

hug,
gui