Monday, February 25, 2008

I would like to thank...

Cof cof... OSCARS!



Primeiro, e desde já assim à partida, deixem-me dizer que o senhor John Stewart devia ser apartir de hoje apresentador residente! Parece estar sempre descontraido e com uma ainda melhor piada na ponta da língua...

Divertido, sociável, amigável, caraças...! Sou mais que fã deste senhor! Digam-lhe para nem tirar o fato e o laço, porque para o ano lá estará ele.

(Sabem o que é giro? Isto está a ser escrito à medida a que os resultados saem. De leite e bolachas na mão. Pareço uma velha... Onde está o meu gato?)

Umas notas sobre a noite:

Javier Bardem: se me estás a ler, mereces o oscar, sim senhor! Mas isso de dares beijos na boca da tua mãe é "muita" doente... faz lá o que tiveres de fazer para conseguir e trabalhares tão bem os papeis que fazes, mas se eu tiver de ver isso outravez, acabas numa cama de hospital e quem desliga a máquina sou eu mesmo! Não tenho medo de ti... só mesmo do teu papel no filme que te deu essa estátua.



Tilda Swanson: eu olhava por cima do ombro várias vezes porque a Cate Blanchett já tinha a prateleira vazia para esse gajo dourado que levas na mala. Parabéns pelo penteado. Ah, e pelo oscar de melhor actriz secundária em "Michael Clayton".

Argumento: Ah, a área que, confesso, mais esperava.
Adaptação, uma cadeira que tive pela primeira vez este semestre e que me mostrou o trabalho louco e dificil que é pegar em algo que outros escreveram e fizeram e reisturar e "inventar sobre" à nossa maneira. Tenho uma pequenina ideia e admiro o trabalho e imaginação acrescida que tem uma adaptação. Mas a verdade é que para comentar os resultados como deve de ser tinha de ter lido o "bruto" que deu origem aos filmes. Se li? Não, portanto a minha opinião não serve para nada. Vencedores? Ethan e Joel Coen. Esperado? Não sei, mas P T Anderson também fez um maravilhoso e bastante livre e diferente trabalho com o livro "Oil" para o seu argumento de "There will be blood". Esta quinta lá estarei para ver o filme, estreia, 2 da tarde, primeira fila. Pronto, última. Não quero um torcicolo.

Misturas e montage de som: Bem, tudo o que era som foi para o Bourne Ultimatum. Ideia: Não querem por o Matt Damon a cantar no próximo filme? Sempre podem ganhar o oscar que vos falta na categoria, o oscar de melhor canção.

Actriz principal: ... vai para Marion Cotillard! Estava mesmo pela Ellen Page, actriz de "Juno"... mesmo... mesmo... mas nunca vi esta francesinha a cantar em "La Vie en Rose" portanto não vou dizer mal do resultado. (Ellen, estás aqui! Aqui!) Marion, a ti só te peço uma coisa. Arranja um apelido pronunciável. E parabéns pelo oscar e não sei quê.



Melhor fotografia:
Roger Deakins tinha duas nomeações nesta categoria ("Jesse James" e "No Country for Old Man") portanto falhar era mau sinal. E pimba! Robert Elswit leva a estatueta. Já tinha feito um bom trabalho em "Good Night and Good Luck" e em "There will be blood" ganha, merecido, parece-me, mas eu e fotografia é só em férias mesmo...

Argumento Original (O mais esperado da minha parte!): e o oscar vai para...
...depois de toda uma greve sobre "escrita", o oscar para os argumentistas!
Diablo Cody foi stripper!! E graças a deus e a um poste oleado deixou de se despir e começou a escrever! Com todo, todo o mérito ganha este oscar, mais que merecido! Com prazer e contentamento digo: oscar de melhor argumento original: JUNO! =)

Melhor actor: Acho que nunca se duvidou... nem eles próprios! Daniel Day Lewis, que faz um papel poderosissimo em "There will be blood" recebe aquilo a que tem direito, o oscar de melhor actor. Os meus sinceros e honestos parabéns e vão vê-lo assim que puderem. Não a casa dele, ao cinema, engraçadinhos...



Lights, camera, ACTION!
Melhor realizador: Martin Scorcese leu, chamou e entregou a estátua a... Joel Coen e Ethan Coen! Os "manos" levam a estatueta! Uma, não duas o que quer dizer que fim de semana sim, fim de semana não, o "oscar" muda de morada! =) quinta la estarei para ver o vosso trabalho, seus malucos... seus malucos...

E o melhor filme de 2007 é:


Quinta lá estaremos nas salas para o ver!

Sem surpresas, calma e levezinha! Podemos ir dormir descansados depois de uma noite pouco polémica, bem distribuida e amigável... não me parece que alguém saia do Kodak Center chateado! =) viva a alegria! E viva o "Juno" (desculpem, mas tinha que ser.)

Boa noite, e viva a 7ª arte!

hug,
gui

No comments: