Monday, January 14, 2008

Sem piadas pelo meio.

Há o hábito entre blogueiros fervorosos e sedentos de discussões de postar respostas a comentários, anónimos ou até identificados, menos amenos ou positivos ao seu blogue em geral ou a algum post em especial de modo a ganharem razão ou fazerem das palavras dos outros um motivo de "regabofe"!

Eu, Guilherme Barros da Fonseca não sou uma dessas pessoas. Gosto de me imaginar uma pessoa que ouve tudo aquilo que lhe têm para dizer para depois avaliar e pesar as palavras que lhe são ditas.

Recebi este comentário no post imediatamente abaixo deste que lêem de momento:

"...à uns anos atrás...". Caramba, este é daqueles erros ortográficos que incomoda ver num miúdo da escola primária, quanto mais num aluno finalista de argumento. É rídiculo. E depois são vocês, comediantes, que se acham com moral para criticar o país e os defeitos dos outros... Critiquem sim, mas mesmo que não tenham piada e que só façam rir os vossos amigos, ao menos defendam a língua portuguesa."

Este "anónimo" tem toda, toda a razão. Mas quando digo "toda" quero frizar que é mesmo toda e não "parte" ou "pedaços". Como dizes não posso criticar nada nem ninguém sem ter os meus telhados reforçados de cortiça ou madeira por cima do vidro. Repito, tens toda a razão e não estou a usar nenhuma percentagem de ironia nas minhas palavras.

Sempre me disseram, e eu acredito por imanescência, que "a maior prova de carácter que uma pessoa pode dar é saber rir de si própria." Gostava de sublinhar esta frase e ainda acrescentar que tenho vindo a aprender, através da exposição a que me tenho vindo a submeter com a stand up-comedy, a olhar para o meu umbigo, a aprender a corrigir-me, crescer e saber melhorar aquilo em que falho!

Eu sou estudante de argumento e dou erros ortográficos. Eu sou português e dou vários e básicos erros ao escrever na minha língua. Já várias pessoas me disseram, uns na brincadeira outros bem a sério, e eu tenho plena consciencia disso. Por isso mesmo tenho vindo a ler mais, a escrever com mais calma e a ter mais atenção a isso.

"Vê-se!!" dizes tu, amigo anónimo, pois com toda a razão. Quando se reconhece um problema não podemos ligar o "on" e fica tudo bem. Tenho de aprender a escrever melhor, tal como tenho de aprender a guiar mais devagar ou a cozinhar com menos sal. Sou um ser-humano, com falhas e comecei por reconhecê-las para as trabalhar e "matar" se for caso disso.

Depois desta carta "de coração aberto" a roçar o "fofinho" quero acabar dizendo mais uma vez que aqui não há ironia ou sarcasmo, há sim um reconhecimento de que este "anónimo" tem razão e um grande pedido de desculpas para todos aqueles que se sentem irritados ou insultados pelos meus erros ortográficos. Incluíndo a minha mãe que é a pior correctora que tenho...

Prometo escrever com mais calma, continuar a ler mais e ter mais respeito pela minha língua.

Sem mais,
Guilherme Fonseca

10 comments:

((( airWave ))) said...

Yo

E.U tabem tava à fikar xatiado com tantos eros de ortografia. Axo einademissivél faseres tantos eros subretudo por q ja foste ha televizão i as peçoas ceguem u teu ezemplo.

Ainda bem q a peçoas com curajem pra te diser u q pençam.

Piss, bro

;)

Eduardo Ramos said...

Gui!
1- o prémio nobel escreve sem pontuação.
2- tenho duvidas no "há" e no "à". A sério que tenho. Já ouvido discussões e vi olhos arrancados por causa disso. Como é? "à bocado levei um tiro" ou "há bocado levei um tiro"? "há anos atrás" ou "à anos atrás". Já me explicaram, mas não me convenceram com o porquê!
3- Este senhor não deve conhecer o que é ser comediante. Ser comediante é questionar o "há" e o "à" ou quando usar o "S" e o "Z" entre vogais. Essa também é das outras. É brincar deste o mais inverosímil ao mais real. Gozar (Z ou S? HEM?) com o Ele e a acabar no "Eu".
4- Este senhor deve ser o mesmo que escreve. LOL - DDT TC - kéçamerda - axu k sim e outras.
5- Gui! No outro lado do atlântico querem-nos obrigar a escrever ainda pior e tu dás onda a uma coisa destas? Ou será que usaste isto só para fazeres mais um post quando não tinhas tema?? Caga nisso páh! Manda mas é mais uma bujardas daquelas que nos fazem rir ófaxavor!
6- Senhor anónimo. Não seja picuinhas e vejaa se se diverte mais. A ter em consideração a tanto pormenor não tem tempo para olhar em volta e ver como o mundo é belo, mesmo cheio de erros.

1 forte abraço! ;)

Carlos said...

Quero só dizer que a opinião do Eduardo Ramos só vale em dias em que ele não abusa de substâncias estranhas que o levam a dizer disparates como os acima referidos. Há anos atrás é com h. Mais dúvidas? Consultem o Prontuário da Língua Portuguesa.

Quanto aos comentários de anónimos que aproveitam erros de simpatia ou pura e simplesmente teclas que falham para armarem a tenda e fazerem disto um circo, manda-os apanhar no cú.
Assim, em bom português.
Phoda-se.

É nitidamente uma necessidade de dar nas vistas e apontar o dedo.

É lógico que tens a obrigação de saber escrever correctamente, como qualquer cidadão tem.
Mas não é isso que coloca em causa a tua comédia.
E se esses gajos querem rir com cosntruções frásicas perfeitas, que arranjem vídeos da Edite Estrela.
Chatos.

Já agora, diz-se "Vão levar na peida" ou "Ide à merda"?

Carlos said...
This comment has been removed by the author.
Gui said...

Carlos,

Já percebi porque tens os comentários com aprovação! Uma pessoa está sempre a aprender... =P

...mas vou deixar como está, porque com erros ou não sempre se vai rindo com o que as pessoas vão dizendo... =)

A mais erros ortográficos que passem impunes...

hugs,
gui

Eduardo Ramos said...

"E se esses gajos querem rir com cosntruções frásicas perfeitas..."

É exactamente como dizes Carlos. Exactamente!
hehehe

Abraço

Statler said...

Vem um gaijo aqui na bola e leva com uma missa destas???

Oh fucking fucking fucking

Statler said...

Na bola??
Deveria de estar a pensar no creme da bendita bola de berlim que vai não tarda deixa de existir.

Já está, deixa estar!!!

Bem, o que eu adoro mesmo é pasteis de bacalhau!!!

Gui said...

statler,

Sendo assim...

...bom apetite, companheiro! =)

hug,
gui

Anonymous said...

Este post revela inteligência e bom senso. Finalmente alguém que consegue distinguir uma crítica de um ataque pessoal. Há pessoas que só pelo facto de o comment ser anónimo ficam cegas a essa diferença. Parabéns Guilherme Fonseca! Não te conheço, mas subiste na minha consideração. Sem ironias e sem sarcasmos também.